Como podemos ajudar?

Para que devo fazer pesquisa de mercado ou de opinião pública?

Qualquer empreendedor ou agente público se depara cotidianamente com inúmeras decisões ao longo do dia. Assim, para tomar as melhores decisões que visem o sucesso de seus empreendimentos é necessário ter as melhores informações em mãos. Porta tanto, fazer pesquisa minimiza consideravelmente os erros e aumenta as chances de ter êxito.


Como posso utilizar a informação para os meus negócios ou empreendimentos?

O primeiro passo para se destacar no mundo dos negócios é conhecer sua empresa e os seus concorrentes: pontos fortes, fracos, analisar as oportunidades e as ameaças.

O domínio da informação é o elemento fundamental para criar estratégias efetivas para sobreviver e se diferenciar no mercado, praticando melhorias nos processos da empresa e objetivando o crescimento de negócios.

 


O que é intervalo de confiança?

É um tipo de estimativa em uma pesquisa quantitativa que determina o nível de confiança que os resultados podem ter a margem de erro calculada. Ex: Intervalo de confiança de 95% e margem de erro 4%. Quer dizer que se houvesse 100 pesquisas é garantido que, em 95 delas, a margem de erro está em 4%.


O que é margem de erro?

Margem de erro nas pesquisas é uma estatística que expressa a quantidade de erro amostral que os resultados de uma pesquisa pode ter. Ou seja, que o raio ou largura que um resultado pode variar. Ex: margem de erro de 5% quer dizer que um resultado que dê 30% pode variar de 25% a 35%.

 


Amostra: por que faço uma pesquisa com 400 entrevistados e sei a opinião de 100 mil pessoas?

Quando a dona de casa quer saber se colocou bastante sal na sopa, toma uma colherada, prova e tira suas conclusões, que não se referem apenas à pequena amostra, mas à totalidade. Ela não precisa tomar um prato, nem a sopa toda, para se assegurar do paladar.

Analogamente, quando se necessita fazer um exame de sangue, obviamente não será necessário retirar o sangue todo. Uma pequena amostra colhida em um tubo de ensaio é suficiente para qualquer laboratório de análises clínicas.

O que fizeram essas pessoas? Confiaram no primeiro princípio da teoria da amostragem: a probabilidade dos eventos acontecerem. É possível que a dona de casa tenha experimentado justo aquela parte da sopa que tinha mais ou menos sal que o restante da sopa na panela. É possível que o sangue colhido contenha mais ou menos glóbulos vermelhos que o restante do sangue no corpo do paciente.

Mas a probabilidade de que isso aconteça é pequena. Quantas vezes o teste da sopa ou o exame de sangue falham? Poucas. A proporção entre os sucessos e o número total de testes - ou exames - representa o que na teoria é chamado de “grau de confiança”. Ele indica a probabilidade de que a amostra escolhida representa bem o todo que se queria estudar ou inferir.


Pesquisa de Mercadou ou de Opinião Pública são caras?

Tudo depende do risco que você quer assumir e o tempo que você desprende para o projeto que está estudando. Contudo, no DataMG você pode adquirir frações de informação a partir de R$ 49,00.





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