Levantamento realizado pelo Centro de Informação & Pesquisa DataMG, no mês de abril com 350 pessoas, margem de erro de 5%, quantificou que cerca de 10% da população itabirana com mais de 16 anos, fazem compras no município vizinho. Cerca de 9 mil consumidores, que segundo o estudo gastaram na última compra, no comércio de João Monlevade, um ticket médio de 292 reais. Totalizando, aproximadamente, de R$ 2,6 milhões em compras.
Entre os itens mais procurados por itabiranos em João Monlevade estão alimentação (22,9%); roupas (14,3%); combustível (8,6%); gás de cozinha (8,6%); peças automotivas (5,7%); calçados (5,7%); aviamentos (5,7%); e materiais de construção (5,7%).
O diretor do DATAMG, Adilson Simeão, citou fatores que tornam o mercado monlevadense atrativo, como o fato de a cidade estar localizada entre duas importantes ligações viárias: as rodovias BR-262 e BR-381. O posicionamento da cidade nas rotas de fornecedores pode garantir maior poder de barganha, na opinião do coordenador da pesquisa. “O município tem condições de colocar um preço melhor do que outras praças”, destaca.
Outro fator citado por Simeão é o encurtamento da distância de Itabira a João Monlevade, haja vista a pavimentação da rodovia LMG-779, conhecida como Estrada do Forninho.
Finalmente, o diretor lembra a organização do comércio monlevadense, onde há uma concentração maior de lojas em poucos intervalos de espaço, o que facilita o acesso pelo comprador. “Aqui (Itabira) temos uma dispersão maior do comércio”, interpretou.
Fonte: superdados.net